Clica nas imagens para aceder às fontes
Já pensaste em reduzir a tua pegada ecológica? Os recursos naturais estão a escassear e a poluição a aumentar. Já pensaste como podes colaborar no orçamento familiar? O preço dos combustíveis está elevado e o preço da eletricidade prevê-se que aumente significativamente. Tens uma bicicleta em casa? Então porque não a usas?
A iniciativa “PASSEIO DE CICLOTURISMO PELA PÓVOA” decorreu no dia 30 de setembro de 2022, pelas 10:30, e foi promovida pelo grupo de Educação Física e pela Associação de Pais da Escola E.B. 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, contando com o apoio do Município da Póvoa de Varzim e a participação da Vereadora Sílvia Costa. O evento inseriu-se no projeto “Desporto Escolar Sobre Rodas”, no âmbito da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030. De uma forma lúdica, esta atividade pretendeu incentivar o uso da bicicleta na Póvoa de Varzim.
O Automóvel Club de Portugal (ACP) refere que a “bicicleta é cada vez mais escolhida como meio de transporte, sobretudo nas grandes cidades. São inúmeras as vantagens da bicicleta, do ambiente à saúde, como sendo um meio de transporte não poluente que contribui para a diminuição dos gases com efeito de estufa e constitui um excelente exercício cardiovascular.”
Entrevistando Joaquim Esteves da Silva, Professor Catedrático de Ciências do Ambiente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) sobre esta iniciativa na escola, este referiu que “todas as iniciativas que promovam a não utilização de viaturas que queimem combustíveis fósseis são muito bem- vindas. No caso dos jovens, a utilização de bicicletas deve ser incentivada porque, por um lado, contribui para a sua mobilidade sem poluir o ambiente e, por outro lado, praticam exercício físico que combate a crescente tendência para a obesidade e falta de qualidade de vida, quer física e mental. Por outro lado, andar de bicicleta numa cidade com trânsito implica a compreensão e a aplicação de regras pelos jovens , de modo a poderem circular sem acidentes, o que poderá constituir um bom princípio para uma convivência social saudável.”
Segundo o site da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a “Póvoa de Varzim possui uma ampla rede de ciclovias, que percorrem mais de 27 km da cidade e concelho, com o apoio de inúmeros parques para estacionamento de bicicletas”.
Joaquim Esteves da Silva, Professor Catedrático de Ciências do Ambiente da FCUP mencionou ainda a importância das ciclovias. Citando, “Claro que a circulação de bicicletas nas ruas de uma cidade só poderá ser feita com segurança se forem implementadas ciclovias. Por outro lado, estas novas vias surgem muitas vezes à custa da redução das ruas/estradas pré-existentes, diminuindo o espaço destinado aos transportes, o que por vezes não é compreendido pelos condutores desses veículos.” Conversando com o entrevistado, facilmente se percebe que “a tendência para diminuir o espaço para os transportes circularem e aumentar as ciclovias é um processo irreversível.”
Desde 2014 que surgiram novas regras resultantes das alterações ao Código da Estrada (CE) que afetam diretamente os velocípedes. A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), divulgou no seu site (http://www.ansr.pt) o "Guia do Condutor de Velocípede", dirigido sobretudo “aos ciclistas e utilizadores de bicicleta, mas também aos demais utilizadores da via pública, procurando dar a conhecer os direitos e deveres dos ciclistas para uma convivência pacífica entre todos os utilizadores da via pública”.
Para rematar, o professor Joaquim Esteves da Silva refere que “também, se vai assistir a um aumento das regras de trânsito que favorecem e dão prioridade às bicicletas. De facto, com as leis de proteção do ambiente e do clima, os meios de transportes não poluidores serão promovidos e os outros vão começar, progressivamente, a serem proibidos de circular nas cidades.”
Na minha opinião, a escola deve remodelar o parque de estacionamento de bicicletas de forma a acondicionar maior número de veículo se incentivar o seu uso como meio de transporte escolar.
Pedalar pelo ambiente e pela saúde, mas em segurança!
Leonor Silva 8ºA (Professora Paula Lima)
Comentarios