Melito é a personagem principal de um livro de Sofia Reis. Mas não é uma personagem ficcional. O Melito existe!! O Melito é um feliz sobrevivente de uma vida de maus tratos. Hoje, vive os seus dias numa família que o acolheu através do abrigo da “Associação Animais como nós”, uma associação que atua no concelho de Vila do Conde.
Como chegamos a ele, à sua história?
Foi através de um pai de uma aluna do 4º ano, que nos foi divulgada esta obra. Percebemos que literatura e cidadania estavam de forte mãos dadas. Porque somos uma Escola de Amor quisemos dar a conhecer aos nossos alunos este Projeto, esta causa.
Assim, os alunos antes de contactarem diretamente com a escritora, tomaram consciência que o livro que iriam explorar, “O Melito”, para além de falar sobre a relação das crianças com os animais, iriam sensibilizá-los para o não abandono e para a adoção.
Nesse seguimento, souberam que esta escritora faz voluntariado no abrigo da Associação Animais como nós e que a narrativa do seu livro não é totalmente ficcional, o Melito existe, os abrigos existem, este abrigo existe e aqui tão perto.
Souberam que dos 12€ deste livro, do seu custo, 5€ serão entregues a esta Associação. Logo, os alunos tiveram consciência de que a literatura também pode servir grandes causas.
Uma das turmas do 4º ano, envolveu-se então numa recolha solidária, angariando ração, brinquedos e produtos de higiene para cães e gatos.
No dia da sessão de apresentação para o grupo do 4º ano, estes alunos ofereceram os bens recolhidos/angariados à autora Sofia Reis. Percebemos que os seus olhos sorriram. Agradeceu a todos, esta generosidade.
Dias antes da vinda da escritora, estes alunos reaproveitaram materiais e reconstruíram/personalizaram os caixotes onde foram guardados os bens de oferta. Em origamis, construíram vários Melitos. Fizeram um acróstico, avizinhava-se a semana da leitura/da poesia na NOVA.
O Melito foi também o mote para as artes.
Mas não ficaram por aqui. Algumas turmas, representando os anos de escolaridade, trabalharam uma tela. Através do cartaz do evento, perceberam que o Melito era um cão todo colorido. Interpretaram essas cores. Associaram as cores às emoções, às emoções trabalhadas no Projeto Ginja, da responsabilidade da nossa psicóloga Ana Gomes. E partindo de um desenho do Melito (na tela) deram largas à sua criatividade e criaram as suas produções artísticas, oferecendo-as à escritora no dia da sessão do seu ano de escolaridade.
Sofia Reis, em quatro sessões, cada uma dirigida a um ano de escolaridade, apresentou a sua obra, a sua intenção. Através do livro, de uma forma pedagógica, trabalharam-se questões relacionadas com o abandono, maus tratos e adoção. Os alunos conheceram/exploraram, através deste livro, o código colorADD, uma linguagem única, universal e inclusiva que permite ao daltónico identificar as cores. A autora partilhou com os alunos vivências/conhecimentos envolvendo-os na reflexão, no debate de ideias. Os discentes tiveram também a oportunidade de ver, com pormenor, as páginas que deram origem ao livro. Viram como a autora e a ilustradora, Patrícia Azevedo, numa doce cumplicidade, criaram cada imagem, recuperando/reutilizando materiais diversos e diferentes técnicas. Estas partilhas serviram de mote para os trabalhos que os alunos realizaram posteriormente. Acresce salientar que a última sessão decorreu já na semana da leitura. Um 2 em 1, portanto. A leitura foi espicaçada. Recomendamos a obra, recomendamos uma visita em família à Associação de animais como nós.
Sabiam que se não tiverem condições para ter um cãozinho em casa, podem passar por esta associação e durante uma manhã, uma tarde podem levar um “Melito” a passear? Podem ver as vossas crianças felizes e os canitos também.
Bem hajam todos aqueles que por amor cuidam!
Professora Isabel Mata
Comentários