top of page

Na senda das Correntes d´Escritas

  • Foto do escritor: Jornal Agrupamento de escolas Dr. Flávio Gonçalves
    Jornal Agrupamento de escolas Dr. Flávio Gonçalves
  • 18 de mar.
  • 2 min de leitura
A vida Literária continua...

Transeuntes

Através da voz de Isaque Ferreira, João Rios e Alexandre Sá, a poesia criativa inundou a nossa escola e alunos e colegas receberam com entusiasmo e alegria o professor Manuel Vasques, pseudónimo de João Rios. Estes escritores/leitores jogaram com as palavras e animaram os espaços por onde passaram, nomeadamente o átrio da escola, salas de aula, Biblioteca Escolar, Direção e sala dos professores. Uma tarde diferente na escola que marcou o arranque do evento literário da cidade da Póvoa de Varzim.


ENCONTRO de escritores na escola

Na dinâmica das atividades paralelas das Correntes d' Escritas, os escritores Ricardo Fonseca Mota e Aurelino Costa partilharam, com os nossos alunos, as suas vivências e experiências no que toca à escrita e à leitura. Os discentes das  turmas do 5º D, 8º C e 9ºD ouviram atentamente e colocaram questões pertinentes sobre o processo criativo, como chegar a escritor ou ainda quais as fontes de inspiração para que a obra nasça.

A sessão abriu com uma representação do poema "A Ladaínha das Lanchas" de António Nobre, apresentada pelos alunos Rodrigo, Inês, Rita e Daniela, sob a orientação da professora Paula Soares da Costa, texto que retrata uma realidade muito própria da nossa comunidade piscatória, tendo estes alunos deliciado toda a plateia com a sua interpretação.


Ida ao Teatro "A Viagem de Camões"

No dia 20 de fevereiro, os alunos do 8º C e 8º A  foram ao Auditório Municipal assistir a uma peça de teatro, “A Viagem de Camões” , levada a palco pelos autores/atores Pedro Beirão e Clara Fonseca Borges. O espetáculo levou os alunos a uma viagem pela vida  de Camões, como a sua juventude, os conflitos que criou, o desterro a que se sujeitou e a motivação para a escrita da grande epopeia  "Os Lusíadas". 

Com uma mistura de humor, aventura, poesia e música, a narrativa enfatizou a importância da literatura e da coragem necessária para superar os desafios das nossas vidas. Esta foi uma experiência que nos motivou e nos levou a acreditar que, apesar das adversidades que a vida nos pode trazer, somos capazes de concretizar todos os nossos sonhos!

Esperamos que estas atividades se mantenham, porque a escola não se faz só de conteúdos, mas também de partilha de experiências, importantíssimas na formação dos nossos alunos.


Equipa da BE




Comments


bottom of page