No dia 18 de abril de 2024, no auditório da Escola Dr. Flávio Gonçalves, foi apresentado um conjunto de atividades no âmbito do projeto “50 anos de Abril” que incluiu um debate com a temática “Liberdade e Democracia”, dinamizado pela turma C do 9º ano.
Na primeira parte, após a receção às turmas convidadas, foi feita a apresentação, em PowerPoint, da Revolução de Abril, pelas alunas Mariana e Érica. De seguida, foi projetado um pequeno vídeo da RTP, como complemento. Durante toda a sessão, as atividades foram apresentadas pela Beatriz e pelo Gonçalo. A gestão da imagem e do som ficou ao encargo do Pedro e do Simão. Antes de começar a atividade seguinte, a Inês e o Tiago, declamaram um poema, escrito pela Luzia.
Após esta introdução, uma turma do 4.º ano da Escola do Desterro declamou um poema, elaborado pelos alunos, em que todos recitaram um verso.
Alguns alunos do 9ºC apresentaram um conjunto de sketches (pequenas peças de teatro) que refletiu e salientou os contrastes em Portugal antes e depois do 25 de Abril. Os alunos que participaram no teatro foram: o Dinis, a Érica, a Eva, a Luzia, o Afonso, o Lourenço, a Ainoha, a Leonor, a Sara e a Rafaela. Para concluir a primeira parte, foi realizado um kahoot relacionado com o 25 de Abril ao qual a plateia respondeu de forma ordenada.
Na segunda parte, deu-se início ao debate, os moderadores foram a Cláudia e a Matilde e os debatentes: o Dinis, o Lourenço, a Ainoha e a Luzia. A primeira questão foi: “O que significa para vocês a liberdade”, em que a professora Paula Lima foi convidada a dar a sua noção de liberdade.
Durante cerca de um hora e trinta minutos discutiram-se ideias sobre as limitações à nossa liberdade e à democracia em geral.
Para ter uma visão de quem esteve a participar e a organizar o debate, as alunas, Leonor e Matilde, entrevistaram algumas pessoas do 9ºC. O Dinis mencionou a dificuldade de organização e de gerir a sessão, mas gostou de fazer a atividade referindo que tinha sido uma experiência diferente nunca antes realizada pela sua turma. A Ainoha disse que as respostas do debate poderiam ter sido mais planeadas e acrescentou que a sua parte favorita foi o teatro e gostou bastante da declamação do poema e da apresentação. A Luzia referiu que tiveram pouco tempo para a preparação do debate, no entanto foram bem-sucedidos. Salientou que a plateia poderia ter intervindo de uma forma mais entusiástica, mas gostou da experiência e recomenda que todos a possam experimentar. A Gabriela, responsável pelas fotos, destacou a falta de respeito no uso do telemóvel, por parte de alguns alunos. Lamentou a sobrelotação do auditório pois dificultou o seu trabalho de fotógrafa. O Lourenço acrescentou que a união faz a força e que, com o debate, “Fui livre…, fui eu!”. A Leonor, do 9ºA, que fazia parte da plateia, gostou muito do debate, apesar de entender que poderia ter corrido ainda melhor em alguns pormenores. Considera que aprendeu algumas informações importantes e desenvolveu o seu espírito crítico sobre liberdade e democracia.
Como dizia o filósofo espanhol George Santayana:
"Os que esquecem o passado estão condenados a repeti-lo”.
Por isso, a Leonor reforça a importância deste género de atividades para conhecer melhor a nação e a sua História, assim como os erros que foram cometidos!
Leonor Silva 9ºA, Matilde Pereira 9ºB, Vicente Coutinho 9ºB, Guilherme Coutinho 9ºB (Professora Isabel Silva)
Commentaires