Um gesto altruísta, uma atitude de solidariedade, um Dar Hoje, pode ser um Precisar Amanhã... São palavras como estas que nos impelem a continuar a dinamizar atividades que, para além de contribuírem para o bem comum, incutem nos alunos a consciência de que há gestos e atitudes que engrandecem o SER como pessoa e o bem-estar de uma sociedade mais humana e fraterna.
Os dadores responderam ao apelo do projeto Oficinas de Bem-Estar e, no passado dia 7 de março, das 14:30 às 19:00 H, deslocaram-se à nossa escola para dar o seu contributo. Encarregados de Educação, Professores, uma Assistente Operacional e vários amigos anónimos disseram o seu sim, no entanto só um terço foi efetivamente dador de sangue, pois os critérios de saúde exigidos são rigorosos. Deste contingente, uma parte aguarda resultados laboratoriais para entrar no grande núcleo de Dadores de Vida.
Com as condições ideais, após as obras de requalificação da escola, todo o processo decorreu com bastante dignidade, tendo os alunos a possibilidade de, nos intervalos, ter uma visão do que se passava nas salas de triagem, de recolha e de lanche, precisamente onde se lê a grande frase do nosso patrono, Dr. Flávio Gonçalves:
«NÃO QUERO SER VULGAR, NÃO HEI DE SER VULGAR».
Neste ambiente, os alunos Rodrigo Pinheiro e Tomás Amorim do 8º A deram a sua colaboração com momentos musicais, interpretando música ao piano, e os alunos do 8º B elaboraram corações e gotas com os tipos de sangue, em papel, para oferecer a todos.
Aos profissionais responsáveis e ao Sr. Vítor Correia, Presidente da Associação Humanitária de Dadores de Sangue da Póvoa de Varzim, os nossos agradecimentos e podem contar que o projeto Oficinas de Bem-Estar continuará a prestar todo o seu dinamismo a fim de contribuir para que os nossos alunos sejam cidadãos solidários, conscientes do seu papel de construtores de um futuro mais fraterno.
Professora Isabel Silva (Coordenadora do Projeto Oficinas de Bem-Estar)
Comments