Os alunos do 6º E participaram num encontro com a escritora Isabel Rio Novo com o propósito de conhecer Camões, no ano em que comemorou o 5º centenário do seu nascimento.
Mathéo Inácio
Quando vi a escritora no auditório, reparei que era mesmo como eu a imaginara: loira, alta, voz forte, sorridente, feliz, ativa e simpática. A autora da biografia de Camões falou muito, mas o tema principal era mesmo a vida e obra de Luís Vaz de Camões.
Entre outras coisas, fiquei a saber que Camões foi preso mais de duas vezes.
Isabel Rio Novo respondeu às nossas perguntas , sempre com um sorriso.
Gustavo
A vinda da escritora Isabel Rio Novo à nossa escola foi muito interessante.
Descobrimos alguns segredos da vida de Luís de camões.
A escritora teve calma e paciência connosco. Explicou tudo muito direitinho.
Falou-nos também um pouco dela.
Dinis
A vinda da escritora Isabel Rio Novo foi importante para mim. Já conhecia alguns aspetos da vida de Luís de Camões, mas aprendi muitas coisas que não sabia.
A escritora foi muito simpática e clara na forma de explicar. Adorei.
Tiago Mariz
No dia 9 de dezembro, a escritora Isabel Rio Novo veio à nossa escola falar-nos sobre a vida e obra de Luís de Camões. Falou-nos da riqueza, dos amores, das prisões, dos naufrágios e da obra que conseguiu salvar após um naufrágio.
No fim, a minha colega Sophia foi representar Camões para impressionar a bondosa escritora e funcionou!
Achei a experiência fabulosa e consegui aperceber-me de detalhes mínimos da vida de Camões, assim como da vida da própria Isabel Rio Novo.
Mariana
A vinda da escritora Isabel Rio Novo foi importante para o nosso conhecimento sobre Luís Vaz de Camões. Fiquei a conhecer melhor o poeta que mais tarde estudarei com pormenor.
Matilde
No dia 9 de dezembro, tivemos na nossa escola a escritora/biógrafa de Luís Vaz de Camões.
No início deste encontro, a escritora falou um pouco sobre ela e só depois de Camões.
Um pormenor, que muita gente não deve saber, é que ele era uma pessoa cheia de aventuras e até foi soldado. Vou contar um pouco melhor a sua história: tudo começou quando ele foi preso por ter agredido um homem, o que fez com que ele fosse parar à prisão de Lisboa. Após ter sido preso, escreveu uma carta ao rei para este o libertar e assim ser outra vez um homem livre. Esse perdão só aconteceu, pois Camões aceitou ir numa expedição/viagem ao serviço do império. Foi o princípio de muitas aventuras em além-mar.
Foi várias vezes preso, viu morrer uma das suas amadas num naufrágio, mas conseguiu salvar a sua obra épica Os Lusíadas.
Camões também escreveu outros poemas, muitos sonetos lindos e tocantes.
A presença da escritora na escola foi marcante para todos os presentes.
Alunos do 6º E (Professora Margarida Delgado)
Comments